PÁGINA INICIAL -
Artigos

Artigos

A cebola das pesquisas

Em pesquisa de opinião sobre política, dois mais dois nem sempre somam quatro. Porque além do que se vê, é preciso interpretar o que as pessoas sentem. Emoções que impactam

Leia mais

Pesquisa ou Propaganda?

Mais uma eleição e de novo as pesquisas são colocadas à prova. Contudo, um aspecto que foi muito usado esse ano está passando à margem do debate. A medição da

Leia mais

A Síndrome do Encastelamento

Uma vez eleito, o político passa a ser rodeado por interesses dos mais diversos. Por isso, para funções que demandam confiança, tende a optar por um círculo próximo com referências

Leia mais

Eleição não é caixinha de surpresas

Em eleição não existe surpresas, existem surpreendidos. É através das pesquisas que compreendemos as preferências dos eleitores, dado essencial para o planejamento de uma campanha, a estruturação da comunicação e

Leia mais

O conflito como estratégia

O candidato eleito ao governo, além da maioria dos votos, conquista também um vínculo emocional travestido na esperança de que a vida das pessoas melhore. Passado o período da lua-de-mel

Leia mais

Ventos de esquerda da Argentina?

Após o resultado das eleições argentinas, analistas brasileiros se apressaram em afirmar que a tradicional frente peronista representava o desejo pela volta da esquerda e que, consequentemente, ocorreria o mesmo

Leia mais

A hora e vez dos empresários

Eleição é guerra de percepções. A maioria do eleitorado não acompanha todos os atos de uma campanha, nem estuda o histórico dos candidatos ou analisa a fundo suas propostas. A

Leia mais

O que importa é a mensagem

“É a economia, estúpido”. A frase dita por James Carville, estrategista do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, enfatizava que o tema da campanha de 1992 girava em torno do

Leia mais