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PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE MARKETING POLÍTICO

Mas afinal, o que é marketing? Qual a diferença entre marketing, publicidade e propaganda? Quais são as ferramentas de marketing para o mercado político? De que forma o marketing político pode ajudar em uma campanha eleitoral ou mandato?

Essas são algumas questões rotineiras, que geram dúvidas na maioria das pessoas, até mesmo naquelas já familiarizadas com o “mundo da comunicação”. Por isso, a STRATTEGY reuniu neste artigo, um conjunto de perguntas e respostas a fim de tirar as dúvidas e facilitar o entendimento de como o marketing poderá estar a seu favor em um projeto político.

Clique nas caixas das perguntas para ler as respostas.

[learn_more caption=”O que é marketing?” ] Marketing é a ciência que estuda o comportamento do mercado. No caso do marketing político, é o estudo do eleitorado. Dessa forma, o objetivo do marketing é compreender os anseios e desejos dos eleitores, adequando os discursos e temas para atingir de forma eficiente seu público-alvo: o eleitor.[/learn_more]

[learn_more caption=”Qual a diferença do marketing para a propaganda e publicidade?” ] Publicidade é uma “arma” de convencimento e persuasão. É feita para convencer as pessoas a adquirir aquilo que já está pronto. Já o marketing, se encarrega antes, de estudar os comportamentos e necessidades das pessoas, para somente depois realizar a produção de ações condizentes com tais informações. Ao entender o que se passa na sociedade, determinam-se estratégias a fim de atender os anseios e desejos das pessoas. Assim, o marketing é uma primeira “fase”, em um ciclo onde a propaganda é a “última” e deverá estar sempre vinculada a estratégia oriunda do marketing.[/learn_more]

[learn_more caption=”O que difere a propaganda eleitoral?” ] A propaganda eleitoral se difere da tradicional, principalmente, pelo conteúdo e pela comparação. Na propaganda eleitoral, ao contrário da publicidade de produtos, o que está sendo publicizado são idéias, propostas e projetos sociais, que vêm de uma pessoa que tem história, personalidade, fala, age e pensa. Aliado a isso, é dever da propaganda eleitoral gerar comparações, de pessoas, propostas, passado e idéias futuras.[/learn_more]

[learn_more caption=”Quais as especificidades da comunicação política?” ] A comunicação política se difere das outras formas pois é regida por leis distintas, à medida que visa transmitir idéias, conquistar apoios, manter e ampliar espaços, em um ambiente altamente competitivo e disputado. Nesse sentido, o foco é de interesse social, prestação de serviço e utilidade pública, com o objetivo de firmar uma imagem forte e positiva perante a sociedade.[/learn_more]

[learn_more caption=”Quais são os tipos de marketing voltados ao mercado político?” ] O marketing, ciência que estuda o mercado, se sub-divide em esferas distintas para atender o “mercado político”: o marketing eleitoral (visa a disputa de eleições), o marketing pós-eleitoral (destinado ao ocupante de um cargo/mandato), o marketing governamental (atribuído às instituições de governo), e o marketing partidário (para partidos, sindicatos, organizações e agremiações políticas).[/learn_more]

[learn_more caption=”O que é Marketing Eleitoral?”] O marketing eleitoral é a atividade específica voltada para as eleições que, por meio de pesquisa, estratégia e planejamento, reúne um conjunto de técnicas modernas e práticas eficazes objetivando conquistar apoios e atingir da maneira mais eficiente o eleitorado almejado. O trabalho se inicia muito antes do período eleitoral e termina posteriormente ao dia da eleição. Campanhas modernas de candidatos realmente viáveis não podem prescindir de um planejamento estratégico e profissional de marketing eleitoral. Os serviços prestados pela STRATTEGY voltados ao marketing eleitoral podem ser vistos clicando-se AQUI.[/learn_more]

[learn_more caption=”O que é Marketing Político?” ] O marketing político, ou “pós-eleitoral”, é voltado para o político detentor de mandato eletivo visando estreitar relações com seu eleitorado, de modo a firmar imagem positiva e gerar notoriedade de suas ações, propostas e projetos, criando um clima de aceitação, credibilidade e simpatia, ao identificar e atender as expectativas  sociais. Em um contexto de “campanha permanente”, o marketing político se torna fundamental na vida dos homens públicos, permitindo maior eficiência e reconhecimento, através da mais poderosa e barata arma do marketing  que um político dispõem: o próprio mandato. Fazer-se presente durante o mandato é uma das melhores formas de ser lembrado em época de campanha eleitoral. Os serviços de marketing político prestados pela STRATTEGY podem ser vistos clicando-se AQUI.[/learn_more]

[learn_more caption=”O que é Marketing Governamental?” ] O marketing governamental objetiva fazer com que a população tome conhecimento do que se passa nos diversos setores do governo e, por seu intermédio, refletir aos governantes suas expectativas, anseios e desejos que permitam uma maior interação entre a sociedade e seus mandatários. O papel primordial da comunicação governamental é a socialização dos seus atos, dando conhecimento à sociedade dos fatos significativos, praticados na esfera pública de um governo.  Assim, desenvolver uma política de comunicação é essencial para os governos, sejam eles na esfera federal, estadual ou municipal. Os serviços prestados pela STRATTEGY voltados ao marketing governamental podem ser vistos clicando-se AQUI.[/learn_more]

[learn_more caption=”O que é Marketing Partidário?” ] O marketing partidário é amplamente utilizado nas democracias modernas. Trata-se de adequar a imagem de partidos, sindicatos, organizações e agremiações políticas conforme sua segmentação e objetivos específicos. De modo que gere confiança e credibilidade a fim de elevar o capital político, diferenciando-se dos demais. [/learn_more]

[learn_more caption=”Por que preciso do marketing em minha campanha eleitoral?” ] Campanhas eleitorais não têm mais espaço para o amadorismo e a improvisação, que perdem lugar para o trabalho estratégico, alicerçado em táticas efetivas de comunicação e marketing. Um processo irreversível e inevitável, proporcionando redução de custos e maximização de resultados. Um consultor em marketing eleitoral, como agente externo à campanha, é capaz de enxergar os movimentos e ações sem paixões ou emoções normalmente impregnadas nos partidários/militantes, por vivenciarem o dia-a-dia de uma campanha. Dessa forma, torna-se um diferencial competitivo ao poder orientar as ações de modo efetivo e profissional, por meio do uso de técnicas e conceitos modernos e eficazes, garantindo uma campanha profissional, marcante e eficiente. Os serviços prestados pela STRATTEGY voltados ao marketing eleitoral podem ser vistos clicando-se AQUI.[/learn_more]

[learn_more caption=”Por que preciso do marketing em meu mandato político?” ] A política não tem mais espaço para o amadorismo e a improvisação, que perdem lugar para o trabalho estratégico, alicerçado em táticas efetivas de comunicação e marketing. Um processo irreversível e inevitável, proporcionando redução de custos e maximização de resultados. Em um contexto de “campanha permanente”, o marketing político se torna fundamental na vida dos homens públicos, permitindo maior eficiência e reconhecimento, através da mais poderosa e barata arma do marketing  que um político dispõem: o próprio mandato. Fazer-se presente durante o mandato é uma das melhores formas de ser lembrado em época de campanha eleitoral. Os serviços de marketing político prestados pela STRATTEGY podem ser vistos clicando-se AQUI.[/learn_more]

[learn_more caption=”De que forma o marketing ajuda a reduzir custos?” ] O planejamento profissional de marketing político e eleitoral gera maior eficiência e competitividade, especialmente quando os recursos financeiros são escassos, ao maximizar os efeitos de seu uso. Por meio do marketing é possível adequar os recursos disponíveis às ações necessárias, conforme o melhor custo-benefício desejado, reduzindo sobremaneira os desperdícios, reduzindo custos e adequando estruturas compatíveis. [/learn_more]

[learn_more caption=”Uma campanha profissional aumenta as chances de sucesso?” ] Uma campanha profissional estrategicamente planejada minimiza desperdícios de tempo, recursos e oportunidades, reduzindo sobremaneira as chances de erro, aumentando consideravelmente o grau de sucesso. Garantindo máxima eficiência e alta competitividade, o caminho para a vitória![/learn_more]

[learn_more caption=”Que diferença faz uma estratégia?” ] A estratégia é a “alma” de uma campanha, ao definir os rumos, táticas e a operacionalidade a ser implementada conforme os objetivos propostos.  Uma campanha sem estratégia está fadada ao fracasso. Dessa forma, sem estratégia, é como diz a máxima do marinheiro: “Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer vento serve”. Portanto, a estratégia é o caminho fundamental para a vitória![/learn_more]

[learn_more caption=”Como uma estratégia é concebida?” ] Estratégia é a arte de harmonizar ações para gerar movimentos favoráveis a determinado objetivo. Dessa forma, por meio de pesquisas, observações e  análises, a estratégia é definida conforme os objetivos a serem atingidos. A estratégia varia e depende da conjuntura, do contexto e do tipo de eleição. Em que todo o planejamento será embasado pela estratégia definida, que ditará os rumos das ações.[/learn_more]

[learn_more caption=”Por que planejar?” ] O planejamento, por meio da análise do ambiente e a percepção dos cenários ajuda a evitar ameaças, identificar oportunidades, antecipar-se às tendências, agir e não apenas reagir. Assim, o planejamento funciona para delimitar os caminhos estratégicos a serem tomados. Um passo de cada vez, conforme a velha máxima chinesa que diz que “um caminho de milhares de quilômetros  começa sempre com o primeiro passo”. O primeiro passo, nesse caso, é a decisão de se atingir um objetivo. A vitória é o resultado final da estratégia vencedora, planejada, concebida e executada com disciplina, inteligência e método. Afinal, “quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino.”[/learn_more]

[learn_more caption=”Quem está apto a prestar uma consultoria em marketing político?” ] O bom político sabe que não se FAZ campanha/política, VIVE-SE campanha/política. Um especialista em marketing político deve ter conhecimento amplo multi-disiplinar, como jornalismo, publicidade, sociologia, psicologia social, estatística, dentre outras. Além do conhecimento teórico, é preciso também a experiência prática e o conhecimento teórico para saber como, quando e onde as ações devem ser feitas. Dessa forma, um consultor político é apto a apontar caminhos e estratégias condizentes com o objetivo proposto pelo cliente, de forma dinâmica e profissional.[/learn_more]

[learn_more caption=”De que forma a consultoria de marketing político é prestada?” ] Com o uso de técnicas modernas e eficazes, a consultoria se desenvolve de maneira propositiva e dinâmica, em todas as esferas e regiões, adequando as especificidades locais para que os objetivos sejam traduzidos em reconhecimento e votos. O trabalho é desenvolvido pelo consultor diretamente na cidade/Estado do cliente, conforme suas necessidades e expectativas.[/learn_more]

[learn_more caption=”Quanto custa o serviço de consultoria em marketing político?” ] O planejamento profissional de marketing político está ao alcance de todos por meio de um investimento que representa uma parcela muito pequena de um orçamento de campanha ou mandato. Sendo seu custo variável conforme as necessidades e expectativas do cliente. Dessa forma, a consultoria de marketing político não é um gasto, mas sim um investimento, com excelente custo-benefício que garantirá retornos diferenciados ao contratante. [/learn_more]

[learn_more caption=”Quando começar?” ] Um planejamento demanda tempo, tanto para ser realizado quanto para as ações decorrentes serem colocadas em prática. Por isso, o planejamento deve ser iniciado muito antes da data que se pretende alcançar o objetivo final.  Assim, quanto antes iniciarmos o trabalho de planejamento, mais tempo para colocá-lo em prática e, portanto, mais eficaz e melhor será para o cliente.[/learn_more]

[learn_more caption=”Tenho outra pergunta que não está respondida aqui.” ] Tire suas dúvidas, faça sua pergunta pelo CONTATO, ou envie um e-mail para: contato@strattegy.com.br[/learn_more]

Agora que você já sabe os benefícios que o marketing pode fazer por você, alie-se aos melhores. Entre em contato com a STRATTEGY e tenha a seu lado quem realmente entende do assunto.

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