Na mídia

Internet será ferramenta importante para candidatos em 2012

Jornal Correio de Uberlândia – 23/06/2012

Com o início do período da propaganda eleitoral, a partir do dia 6 de julho, os pré-candidatos, sobretudo para o cargo de vereador em Uberlândia, se preparam para utilizar a internet como uma das principais ferramentas para a divulgação de suas campanhas.

Ao contrário do que ocorreu na última eleição municipal, em 2008, em que praticamente todas as ações na web eram vetadas aos candidatos, a eleição de 2012 está sendo chamada de 2.0, em função da conexão das campanhas políticas com a rede mundial de computadores.

Até o dia 6, a legislação eleitoral proíbe que haja manifestação com pedido de voto aos eleitores pela web, mas a partir dessa data, praticamente todas as estratégias de marketing eleitoral passarão pelos sites, blogs e redes sociais, como o Facebook e o Twitter. “Haverá um efeito inverso. Hoje, não se pode falar que é candidato nas redes sociais. A partir do dia 6 (de julho) poderá tudo ou quase tudo. Uma das exceções é não poder fazer propaganda em site (de pessoas jurídicas e de órgãos públicos) com banners”, afirmou o consultor e especialista em comunicação e marketing político-eleitoral Leandro Grôppo.

Da eleição municipal de 2008 para a deste ano, muita coisa mudou nas relações sociais pela internet. Segundo institutos de pesquisa de audiência na web, em outubro serão aproximadamente quatro vezes mais internautas no Brasil do que havia no mesmo período de 2008. Naquele ano, Twitter e Facebook ainda eram nomes desconhecidos para muitos usuários da rede mundial.

Neste intervalo de tempo, essas ferramentas ganharam popularidade e a própria legislação eleitoral sofreu adequações para se atualizar e estabelecer limites na propaganda política na web, com a publicação da Lei 12.034/09. “A internet dará publicidade de que a pessoa é candidata. Mas o diálogo pela internet com o eleitor tem que ter começado lá atrás”, disse Grôppo.

Publicitário vê novo espaço

Para o publicitário Wladimir Rezende, especialista em estratégia e marketing, o uso da internet nas campanhas eleitorais vai abrir um novo espaço profissional no mercado para relações públicas.

“Ainda é pouco explorado o uso deste profissional que acompanha o candidato para dar suporte com as redes sociais”, afirmou.

Rezende disse que a tentativa de criar “hits” na internet, com vídeos populares ou mensagens virais pode ter um efeito mais negativo do que positivo. “Alguma coisa que soa falso pode prejudicar a imagem do candidato”, afirmou o publicitário.

O consultor e especialista em comunicação e marketing político Leandro Grôppo também afirmou que a internet precisa ser um complemento da campanha eleitoral e a presença física ainda é insuperável na busca pelo voto do eleitorado, sobretudo em uma eleição municipal.

Os especialistas em estratégia de comunicação Wladimir Rezende e Leandro Grôppo participaram ontem do programa “CORREIO TV Debate”. A reprise vai ao ar amanhã, às 21h, no Canal da Gente.

Fonte: http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/internet-sera-ferramenta-importante-para-candidatos-em-2012/

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