Jornal Correio de Uberlândia – 30/06/2012
O deputado federal e candidato a prefeito de Uberlândia Gilmar Machado (PT) terá praticamente um minuto a mais de tempo de rádio e televisão do que o concorrente do PSDB, o deputado estadual Luiz Humberto Carneiro, a cada programa veiculado no horário eleitoral gratuito. Segundo a projeção da reportagem do CORREIO de Uberlândia, enquanto a chapa do petista terá 14 minutos e 21 centésimos, a coligação do tucano contará com 13 minutos, 1 segundo e 21 centésimos. O candidato do PSTU, Gilberto Cunha, terá 3 minutos, 40 segundos e 35 centésimos, também de acordo com a projeção da reportagem do CORREIO, que já inclui o tempo de rádio e TV concedido na semana passada ao PSD, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
O horário eleitoral gratuito no rádio e televisão terá início no dia 21 de agosto e vai até o dia 4 de outubro, a três dias da realização do primeiro turno das eleições. Nos municípios onde houver segundo turno, o horário eleitoral se estenderá de 13 a 26 de outubro, terminando dois dias antes da votação. Como na eleição municipal o tempo destinado à propaganda eleitoral majoritária (para prefeito) é o mesmo da eleição proporcional (para vereador), a simulação da reportagem do CORREIO por partido também se aplica para o cargo de vereador.
A resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre tempo de rádio e TV estabelece que a partir de 8 de julho os juízes eleitorais deverão convocar os partidos políticos e as emissoras de rádio e televisão para elaborar o plano de mídia relativo à transmissão do horário eleitoral gratuito.
MAIS TEMPO, MAIS VISIBILIDADE
Para o consultor e especialista em comunicação e marketing político-eleitoral Leandro Grôppo, um minuto de rádio e televisão em uma campanha eleitoral para prefeito vale muito, e quanto maior o município, mais valioso se torna.
“Esse um minuto representa maior visibilidade. Por isso, alguns apoios aos olhos dos eleitores podem parecer estranhos”, afirmou Grôppo, citando o caso do apoio do PP, do deputado federal Paulo Maluf, ao PT, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do candidato à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, que rendeu pouco mais de um minuto e meio no programa do ex-ministro petista.
INFLUÊNCIA
O tempo de quase um minuto a mais por programa que o candidato a prefeito de Uberlândia Gilmar Machado (PT) terá a mais que o concorrente do PSDB, o deputado estadual Luiz Humberto Carneiro, influenciará, segundo o consultor e especialista em comunicação e marketing político-eleitoral Leandro Grôppo. Mas, ainda de acordo com ele, não fará tanta diferença como se isso ocorresse em uma cidade como São Paulo.
“Um candidato a prefeito em uma metrópole com 8 milhões de eleitores, como São Paulo, pode fazer comício todo dia que ele não vai encontrar nem 10% do eleitorado total. É diferente de Uberlândia, com cerca de 440 mil eleitores, onde se o candidato fizer um trabalho forte, terá algum tipo de contato com 40% ou 50% do eleitorado”, afirmou. “Ainda assim, quase metade do eleitorado só vai ver o candidato na TV”, disse Leandro Grôppo.
No entanto, para o consultor, mais do que a quantidade de minutos, o candidato tem que se preocupar principalmente com a qualidade do programa a ser exibido no horário eleitoral. “O fundamental é saber como usar esse tempo”, disse.