Artigos

Campanha eficiente sem marketing político?

Sinceramente não consigo imaginar uma campanha eficiente sem o marketing. Isto porque o Marketing Político/Eleitoral chegou para ficar no universo da política. Quem dele prescinde, fica a margem do processo de modernização que vive nossa sociedade globalizada.

As redes sociais vieram apressar ainda mais esse processo, exigindo dos mandatários e candidatos mais profissionalismo. Os Facebook’s e Twitter’s exigem dos políticos uma maior interação com seu possível eleitor, além da formação de uma boa imagem perante os diversos públicos.

Uma campanha balizada em técnicas de Marketing Político tem como essência o Planejamento, algo que falta no exercício do mandato de muitos políticos. São questões básicas como a criação de um organograma de campanha eleitoral, treinamento da equipe, escolha do jingle e de todo material publicitário que será utilizado durante a campanha.

Porém, a grande maioria dos políticos ainda teima em não se organizar ou protelam até a última hora para contratar profissionais para sua campanha.

Nos cursos que temos ministrado Brasil afora, nossa proposta é essa: Mostrar na teoria e na prática como organizar uma campanha eleitoral de sucesso. Isso tem ajudado muitos políticos inclusive a economizar dinheiro, pois “sabendo aonde se quer chegar se traça o caminho”.

Tudo em campanha tem sua hora certa. Agora é à hora de planejar. Ainda é pré-campanha, mais em breve ela (campanha) estará aí. E quem não se preparou minimamente corre o risco de ficar com o 2º lugar. Uma pena, pois em eleição não existe medalha de prata.

Por Leurinbergue Lima

COMPARTILHE
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
LinkedIn
Email