
A diferença entre pesquisa e análise
Há muito mais conhecimento que pode ser obtido de uma pesquisa além dos seus números e relatos. Partindo da premissa de que informação é poder, porém, possuir bons dados é
Há muito mais conhecimento que pode ser obtido de uma pesquisa além dos seus números e relatos. Partindo da premissa de que informação é poder, porém, possuir bons dados é
Eleição é guerra de percepções. A maioria do eleitorado não acompanha todos os atos de uma campanha, nem estuda o histórico dos candidatos ou analisa a fundo suas propostas. A
“É a economia, estúpido”. A frase dita por James Carville, estrategista do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, enfatizava que o tema da campanha de 1992 girava em torno do
A nova onda do marketing é fazer marketing dizendo que não faz marketing. Veja bem: não é não fazer marketing, mas apenas dizer que não faz. Porque dizer isso, claro, também
O Brasil presencia número significativo de manifestações políticas desde 2013. As marchas, contra e a favor do impeachment e, mais recentemente, a paralisação dos caminhoneiros, são exemplos. A demonstração de
Chamou a atenção, recentemente, a notícia de que circulou no governo estadual mineiro o resultado de pesquisas internas que apontavam a gestão Pimentel com pouco mais de vinte pontos percentuais
O sociólogo francês, Roger Schwartzenberg, em seu livro O Estado Espetáculo, publicado em 1977, identificou já naquela época, que os perfis políticos suplantavam os projetos e a imagem substituía a
Por várias razões, a época das campanhas eleitorais milionárias chegou ao fim. Mesmo com a aprovação do fundo público para financiar partidos e candidatos, a realidade agora é outra. Com
Muitas pessoas estranharam os resultados, até certo ponto contraditórios, da última pesquisa Datafolha divulgada no início deste mês. Mesmo com 54% dos eleitores acreditando que Lula deva ser preso pela operação