Jornal Correio de Uberlândia – 20/08/2012
O desempregado Antônio Neri da Silva, 61 anos, não foi ouvido na pesquisa, mas concorda com a maioria dos entrevistados. Ele afirma que o que mais lhe interessa nos programas eleitorais são as propostas. “O mais importante da propaganda na TV são as promessas. Eu assisto ao programa eleitoral para ver as melhores propostas para mim, como melhorar a educação e a saúde entre outras”, disse. O que chama a atenção da dona de casa Maria Lourenço da Silva, 29 anos, também são as propostas de governo. “A gente tem que saber exatamente o que eles estão querendo fazer para poder escolher o melhor”, afirmou.
Para o consultor de marketing político Leandro Grôppo é fundamental apostar em uma campanha propositiva. “É muito claro que os eleitores tenham interesse em ver as propostas. Eles não querem saber de ataques, brigas e baixarias. O que eles esperam dos candidatos são boas propostas”, disse. De acordo com Grôppo, o roteiro base de um programa eleitoral é, inicialmente, a apresentação do candidato, a biografia, depois as realizações e as propostas.
O que o candidato já fez para beneficiar a cidade também chama a atenção dos eleitores durante as propagandas eleitorais gratuitas transmitidas pelo rádio e pela TV, segundo a pesquisa Ibope CORREIO de Uberlândia/TV Integração. Os aspectos menos relevantes aos espectadores são cenário, música do programa ou jingle e a aparência dos candidatos.
Ações anteriores também contam
Das pessoas ouvidas pela pesquisa Ibope CORREIO de Uberlândia/TV Integração, 39% observam as medidas que o candidato tomou ou as obras que ele já fez. A promotora de vendas Lília Aparecida de Oliveira, 41 anos, afirmou que tanto as realizações quanto as promessas chamam a atenção durante os programas. “Eu avalio a possibilidade de ser verdade o que estão propondo. Tem candidato que promete coisas que a gente sabe que ele não vai conseguir fazer. E os mais antigos, eu vejo o que já fizeram, porque significa que fazem, não fica só na promessa”, disse.
Para o construtor Raliton Rodrigues Junqueira, 41 anos, o mais importante é observar o que já foi feito. “As promessas são sempre as mesmas, então eu prefiro ver o que os candidatos já fizeram, se realmente fizeram o que falaram ou que pelo menos mostram que tentaram”, disse.
Horário da propaganda eleitoral gratuita
A partir de 21 de agosto até 4 de outubro
– TV – das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h
– Rádio – das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30
– Candidatos a prefeito: segundas, quartas e sextas-feiras
– Candidatos a vereador: terças, quintas-feiras e sábados